11/09 - Cinco Anos

Hoje, o assunto foi o aniversário de 5 anos dos atentados do WTC. A data virou simbolo do pensamento sobre o terrorismo islâmico. Inúmeras lembranças dos mortos e da grande tragédia que "independente de qualquer coisa" foi um absurdo ter acontecido. Acho que algo está perdido. Deveríamos então, pegar a data da invasão do Iraque pelos estadunidenses e transformá-la num simbolo do pensamento de democracia. Afinal, um povo viu seu país ser invadido, sua cultura e costumes serem arrasados, seu governo ser deposto e seu líder preso por manter armas químicas nunca encontradas e de ter relações inexistentes com o Osama Bin Laden. Pior do que isso, foi, além de ter destruído todo um país, na hora da reconstrução do mesmo, bate no peito dizendo que será erguida uma democracia nos moldes estadunidenses. Por toda cultura, por todo um país, por todo um sistema de governo, por todas essas vidas que foram retiradas (e foram mais do que as do WTC), por tudo isso, esse dia teria que ser lembrado. Não é pouco e olha que eu não menciono o Afeganistão, Vietnam, as Coreias, Panamá, Cuba, a Amazônia, o Tsunami e muitos outros fatos que ocasionaram a morte de muitas pessoas, seja por guerra, seja por embargos, seja pelo o que for, mas com influência direta dos EUA. O pior é imaginar que quando todos os que mais sofreram (e ainda sofrem) na mão deles fazem alguma ação contra os EUA, eles são os coitadinhos e os que morrem diáriamente por conta dos EUA, ganham o bonito adjetivo de terrorista.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu acho que um erro não justifica o outro.

O atentado que atingiu o WCT foi algo terrível. Vitimou sabe-se lá quantos antibushes. Gente inocente que não tinha nada a ver com esta história. Precisa ser lembrado, sim. É a velha história: muitos pagando pela burrice de poucos.

E o que os EUA faz (e sempre fez) é desumano. Emite gases tóxicos em abundância, apóia ditaduras e golpes pela América Latina, explora petróleo e usa deste discurso invertido em nome de uma democracia inexistente.

Porém, um erro não justifica o outro. O mundo é um lugar bem esquesito mesmo.